ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

O que procuram as empresas quando recrutam?

Bruno Ribeiro, director de RH do grupo MSTN, veio ao ISVOUGA, dia 21 novembro, para numa aula aberta explicar a estratégia de gestão de pessoas aplicada nas empresas onde é responsável por assegurar boas condições de trabalho. No final da aula aberta, organizada pela turma do 2º ano do Curso Técnico Profissional de Criação e Gestão de Negócios, conclui-se que a atitude com que se procura emprego é um dos factores críticos para o sucesso ou insucesso em encontrar um lugar no mercado. Numa sessão onde se destacaram algumas boas práticas de uma empresa localizada no distrito de Aveiro, os 80 participantes presentes no auditório do ISVOUGA, ficaram a saber que “o mercado não tem espaço para amadores” e características como “competência, integridade e preocupação com o bem-estar dos outros” ajudam a construir um clima organizacional onde tudo começa no recrutamento e na forma como se faz a integração. Mas, na opinião deste profissional com formação de base em Psicologia, não se pode ficar por aqui. Entre as boas práticas em vigor na empresa está uma política de acolhimento e acompanhamento por um tutor, uma comunicação interna diária e contínua, formação constante em áreas essenciais para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e que ajudam no surgimento de ideias de negócio que com frequência surgem dentro do grupo. E para acelerar o potencial da equipa, ao longo deste ano criaram uma formação específica para preparar futuros líderes. É frequentado por dezoito trabalhadores com menos de 35 anos e pelo menos três anos de casa e que estão a receber formação nas áreas da liderança, logística/operações, melhoria contínua, gestão comercial e financeira. Para além da procura de talento interno, há uma aposta na vertente familiar. Há incentivo monetário à maternidade e paternidade e oferta de produtos nos primeiros seis meses de vida. Há ainda a atribuição de bolsas de mérito aos filhos dos trabalhadores.

E o que esta organização procura num colaborador?

“Gostamos de pessoas arrebitadas, não de chicos espertos”, explicou o responsável por gerir o bem-estar de 562 colaboradores de um grupo económico que integra 25 empresas espalhadas pelo mundo e opera em sete ramos de atividade. “Pessoas dinâmicas, proactivas e multitaskers, que tenham rasgo e sejam muito ambiciosos e honestos”, enumera o diretor de RH para quem a atitude certa passa por “mais do que possam ter, que se foquem no que podem ser”. Um dos conselhos deixados foi “a forma como mostras o teu trabalho é a forma como vais lidar com os clientes” numa referência ao modo como se faz um CV ou se apresentam em entrevistas. E como conselhos para acelerar o marketing pessoal sugeriu que cada um comece pelo auto-conhecimento, que enquadrem a procura de emprego numa perspetiva de cliente e de construção de proposta de valor, não esquecendo as novas ferramentas para divulgação e o currículo como primeiro cartão-de-visita. Bruno Ribeiro desafia a nova geração a desenhar o seu próprio plano de ação. E a estratégia deve começar pela tomada de consciência que o mercado não tem capacidade em determinadas áreas para "absorver todos", a maioria vai para o mercado com "o mindset errado" e não tem a noção de que quando conclui um curso ainda se é “um produto incompleto”.

A aula aberta dedicada a Boas práticas de RH e de Comunicação Interna foi organizada no âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos e contou com o envolvimento dos alunos CTeSP em Criação e Gestão de Negócios, também na moderação e receção dos participantes. Contou ainda com a colaboração da licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas no desenvolvimento de conteúdos escritos e divulgação do evento.



































Publicado em: 22-11-2019


Página gerada em: 2019-12-15 às 00:53:56 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2019  
Sistemas Informáticos - helpdesk@isvouga.pt