ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Empreendedorismo - Casos de Sucesso de Antigos Alunos do ISVOUGA

A Associação Académica de Estudantes e a Associação dos Antigos Alunos do ISVOUGA promoveram, no Auditório do ISVOUGA, no passado dia 20 de Fevereiro, uma conferência subordinada ao tema Empreendedorismo - Casos de Sucesso de Antigos Alunos do ISVOUGA.
A referida conferência, que se inscreve numa iniciativa mais ampla, intitulada O Empreendedorismo dos Diplomados do ISVOUGA: 20 casos de sucesso” inserida no âmbito das comemorações dos 20 anos do ISVOUGA, iniciou-se com a intervenção de Roberto Leão, membro fundador do Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto, que apresentou os conceitos fundamentais e principais mitos associados ao empreendedorismo.
De seguida, deu-se início às intervenções dos antigos alunos do ISVOUGA com a apresentação das suas experiências profissionais:
- Paulo Gaspar (Licenciado em Gestão de Empresas/ISVOUGA), Director Industrial e Financeiro da Bimbo Portugal, Grupo Sara Lee;
- Sílvia Silva (Licenciada em Marketing, Publicidade e Relações Públicas Internacionais/ISVOUGA), Coordenadora do Serviço de Relações Públicas do Centro Hospital Entre Douro e Vouga;
- António Barbosa (Bacharel em Engenharia da Produção e Manutenção Industrial/ISVOUGA, a frequentar Licenciatura em Engenharia de Produção Industrial no ISVOUGA), Administrador Delegado da MAQFAST – Moldes, Cunhos, cortes e ferramentas para a indústria de moldes, Sócio-gerente do Grupo B & Barbosa – Maquinaria de comandos numéricos computorizados e da empresa HetoCorporation – Marketing e Branding;
- Graça Casimiro (Licenciada em Contabilidade e em Gestão de Empresas/ISVOUGA, a frequentar Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Directora do Departamento de Gestão e Contabilidade da Proleite;
- José Vieira (Licenciado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas Internacionais/ISVOUGA), Administrador Geral da Viarco Indústria de Lápis, Lda.

Das suas palavras destacam-se o reconhecimento da importância do ensino disponibilizado pelo ISVOUGA e pela vivência de uma relação de grande proximidade entre estudantes e professores, denotando-se saudade e afecto por professores e colaboradores da instituição. De entre as principais mensagens veiculadas pelos Antigos Alunos, alusivas ao empreendedorismo, refiram-se as seguintes:
- disponibilidade para trabalhar mesmo em áreas que, à partida, pareçam afastadas da área de formação de cada um (todas as experiências contribuem para o crescimento e maturidade profissional, conferem “bagagem e embalagem” para outros desafios),
- receptividade para empreender a mudança, (que nos permite o desenvolvimento de novas competências, versatilidade para “ver e fazer” de forma diferente e o alargamento do “campo de visão”),
- espírito de sacrifício (cultura de trabalho, fazer o que for necessário para se conseguir melhor e o melhor);
- paixão (procurar que a paixão pelo que fazemos e a qualidade com que o fazemos sejam os principais motores do nosso trabalho. Se houver paixão, o sucesso vem a reboque…os obstáculos são sublimados e transpostos mais facilmente).

Mas outras ideias fundamentais nos foram deixadas por estes homens e mulheres de sucesso, tais como:
- a importância de uma boa equipa de trabalho, traduzida pela frase de Paulo Gaspar: “Mais vale uma ideia mediana e uma boa equipa de trabalho, do que uma ideia fantástica trabalhada por uma equipa em que a complementaridade falha”,
- determinação nos objectivos a atingir, ideia destacada por Sílvia Silva para cujo pai o curso concluído era um curso fantasma, sem aplicação prática,
- nunca ser tarde para apostar na actualização de conhecimento e na valorização de competências, como preconizou Graça Casimiro que voltou à Escola (ISVOUGA) 20 anos depois de ter interrompido o seu percurso escolar,
- definir metas e sonhos e nunca desistir de os concretizar, mensagem deixada por António Barbosa,
- capacidade de se fazer leituras diferentes da realidade, transformando-se o que está falido num novo conceito de negócio, o obsoleto em arte, e de uma forma genérica de se dar vida ao que está decadente ou, numa leitura simplista, “morto”, com sentido de estratégia, ideia patrocinada por José Vieira.

Prevê-se que a presente iniciativa possa contemplar mais duas edições. A próxima com a apresentação de 10 novos casos de sucesso e, uma última, com mais 5 e um espaço de reflexão subordinado ao tema: “Como promover/potenciar a atitude empreendedora no âmbito de espaços formais de educação”, com o título “Empreendedor: É-se ou Faz-se?”, dinamizado por especialista no tema.

Publicado em: 23-02-2010


Página gerada em: 2018-11-20 às 20:17:35 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt