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Assembleia Geral de Docentes do ISVOUGA

O Professor como impulsionador para a acção

Realizou-se no passado dia 6 de Setembro entre as 18.00 e as 20.00, no Auditório do ISVOUGA, a Assembleia Geral de Professores do Instituto. No âmbito da referida Assembleia, que se reveste de carácter anual, os professores foram informados sobre as mudanças operadas no Instituto durante o Verão, tiveram acesso ao ponto de situação do processo de Bolonha no Instituto, bem como receberam orientações para o novo ano lectivo prestes a iniciar. Foram igualmente incumbidos de repensar os programas das suas disciplinas, sobretudo no que respeita às metodologias pedagógicas empregues para os leccionar.
Ressaltou-se a necessidade de consolidar os níveis de eficácia, já atingidos, no âmbito da gestão de grupos de alunos com distintas características e estilos de aprendizagem, através do recurso a estratégias capazes de os motivar ainda mais, aumentar os respectivos níveis de concentração e concorrer para superiores níveis de sucesso na aquisição de conhecimentos e de competências, bem como a necessidade de o professor assumir um posicionamento mais conforme com o de um impulsionador para acção, a desenvolver dentro e/ou fora de sala, autonomamente pelos alunos ou em grupo, destacando-se os benefícios desta forma de trabalho pelas repercussões no desenvolvimento da capacidade de planificação e organização, distribuição de responsabilidades, gestão do tempo, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo e do potencial de liderança. Os trabalhos de natureza interdisciplinar foram indicados como uma metodologia muito proveitosa para o relacionamento e articulação de questões e, por conseguinte, com vista a superiores níveis de eficiência de problemas concretos, por parte dos alunos. Relevaram-se ainda metodologias como as visitas de estudo e os estudos de caso para a contextualização de conteúdos e/ou dinâmica entre os conhecimentos teóricos e os factos ou realidade prática. A promoção de situações que promovam, nos alunos, o reforço de competências no uso da língua portuguesa e inglesa nos domínios escrito e falado é igualmente relevante.
Esta Assembleia Geral foi dirigida pela Directora do Instituto, secretariada pela responsável do Departamento de Apoio Pedagógico, Engª. Claudia Videira e contou ainda com a colaboração do Dr. Marco Rodrigues, responsável pelos Sistemas de Informação, no Instituto, que actualizou os professores sobre as inovações em sede de equipamentos e infra-estruturas informáticas introduzidas mais recentemente, bem como sobre as vantagens que se associam à frequência das formações em TIC's que lhes estão destinadas, e que terão o seu início muito em breve, para a melhoria dos seus desempenhos e correspondentes processos de aprendizagem por parte dos alunos.

Publicado em: 11-09-2006


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