ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Formação em Promoção de Competências Genéricas no Ensino Superior

O Processo de Bolonha veio impor às Instituições de Ensino Superior a mudança do paradigma de ensino de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências de natureza genérica e de natureza específica associadas à área de formação. Assim, existe, hoje, uma grande preocupação com o desenvolvimento e a aquisição de competências por parte dos estudantes e consequentemente pelo desenho de estratégias de ensino promotoras dessas mesmas competências. Se por um lado, as competências específicas, inerentes a uma determinada área científica, estão claramente definidas nos programas curriculares e são objecto de avaliação, as competências genéricas tornam-se mais difíceis de identificar e, consequentemente, de avaliar. Cabe às instituições, aos docentes e aos estudantes desenvolver mecanismos que promovam o desenvolvimento e aquisição destas competências.

Com o objectivo de identificar as competências genéricas e/ou transversais, desenvolver metodologias de ensino adequadas à sua concretização e proceder à sua avaliação, o ISVOUGA e a UNAVE, Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vão promover o curso de "Promoção de Competências Genéricas no Ensino Superior", dirigido a docentes do ensino superior.

O curso será coordenado científica e pedagogicamente pelo Prof. Fernando Ramos, Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte (área de Novas Tecnologias da Comunicação) da Universidade de Aveiro; Director do CEMED - Centro de Multimédia e Ensino a Distância; Presidente da Comissão Executiva da UNAVE. A equipa de formadores será constituída pela Profª Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa, Professora Catedrática do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro e pela Dr.ª Isabel Maria Huet, do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), Doutorada e Investigadora Auxiliar da Universidade de Aveiro.

Esta formação, com duração total de 40 horas, será organizada e leccionada em regime de blended-learning, assumindo a seguinte distribuição:

- 21 horas em sala de aula nas instalações do ISVOUGA, dias 25 de Junho, 2 e 16 de Julho das 9.30 às 13.00 e das 14.30 às 18.00,
- 9 horas em regime de trabalho não presencial.

Conteúdos programáticos:

1. Avaliação da qualidade do Ensino Superior: contextualização nacional e internacional
2. Definição de competências genéricas e/ou transversais e específicas
3. Desenho do currículo centrado em competências e/ou resultados de aprendizagem
4. Estratégias de ensino e de avaliação para promover e avaliar a aquisição de competências genéricas, mais especificamente as competências: orais, escritas, de análise e de crítica, trabalho em equipa, numeracia e de questionamento dos conteúdos programáticos.

Publicado em: 23-04-2010


Página gerada em: 2018-11-13 às 00:06:14 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt