ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Exposição ACH. BRITO/ CLAUS

No âmbito do ciclo de exposições retrospectivas, o ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, apresenta mais uma exposição dedicada a uma marca histórica portuguesa - a Ach. Brito.
Numa época em que os sabonetes e os perfumes estavam apenas ao alcance das classes sociais mais abastadas da sociedade portuguesa, Ferdinand Claus e Georges Ph. Schweder - dois alemães radicados em Portugal - fundam em 1887, no Porto, a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, baptizada de Claus & Schweder. Com um arrojo conservador, os produtos são comercializados sob a marca “FPC - Fábrica de Productos Chimicos Claus & Schweder, Sucrs”, o que lhes permitiu estimular o mito de que os artigos eram de origem estrangeira.

Sob o fogo cruzado da 1ª Guerra Mundial, os dois mentores da Claus & Schweder vêem-se obrigados a fugir do país, o que ditou em 1914 o encerramento da fábrica. O português Achilles de Brito, que entretanto assumira a gestão da empresa, cria em 1918, e em parceria com o seu irmão Affonso, a Ach. Brito & CO. Lda. A sólida marca Claus Porto convive então, lado a lado, com a inovadora Ach. Brito, reconquistando a posição de prestígio e de topo nas preferências dos consumidores, através do desenvolvimento de novas marcas-produtos.

A Ach. Brito adquire a 31 de Dezembro de 2008 a empresa Confiança, sua rival há mais de 100 anos no mercado nacional. As duas mais antigas fábricas de sabonetes da Península Ibérica fundem-se e a Ach. Brito ganha assim uma maior dimensão e diversifica os produtos e os mercados.
Representando a 4ª geração da família, os irmãos Aquiles e Sónia Brito, bisnetos do fundador, apostam numa estratégia baseada em mais de 120 anos de história e experiência, mantendo-se fiel à filosofia original.
Reconhecida pela qualidade das suas marcas e dos seus produtos, dirigidos aos mais distintos segmentos de mercado, a empresa quer continuar a levar o nome de Portugal mais longe, ao mesmo tempo que recupera o passado histórico e o partilha com o mundo, ávido de viver sensações e emoções apenas proporcionados por produtos autênticos, genuínos, artesanais e aromáticos.

Adaptação do texto da História da empresa.

Agradecimentos: Ach. Brito & Ca. SA; Dr. José Fernandes; Dra. Mónica Vieito.

Publicado em: 19-07-2010


Página gerada em: 2018-11-17 às 11:35:17 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt