ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Ateliês de Desenvolvimento de Competências

Com o objectivo de apoiar os estudantes no sentido de criarem competências em áreas consideradas de base e transversais a todos os cursos de licenciatura, o ISVOUGA irá disponibilizar-lhes, a partir do ano lectivo 2010/2011, a possibilidade de frequência dos Ateliês de Desenvolvimento de Competências nas áreas de Métodos e Técnicas de Estudo, Técnicas de Apresentação e Língua Inglesa. Estes ateliês serão compostos por vários cursos, com uma componente de b-learning, a decorrer ao longo do ano lectivo.

O Ateliê de Desenvolvimento de Competências em Métodos e Técnicas de Estudo está muito vocacionado para uma melhor adaptação dos estudantes às necessidades decorrentes do seu estatuto de estudante, que nem sempre é fácil, face à diversidade de solicitações a que se encontram sujeitos, sobretudo no caso dos estudantes que estejam já integrados no mercado de trabalho e/ou tenham interrompido o respectivo percurso escolar e sintam ter perdido, de alguma forma, os chamados “hábitos de estudo”. Assim, o referido ateliê será composto por dois cursos:
- Curso 1 – Aprender a aprender, pesquisa bibliográfica e análise da informação e escrita de textos técnicos e científicos, com uma duração de 28 horas;
- Curso 2 – Organização pessoal e gestão do tempo, com uma duração de 14 horas.
O Ateliê de Desenvolvimento de Competências em Técnicas de Comunicação será composto pelo curso Técnicas de Apresentação, com uma duração de 14 horas.
Os cursos destes dois ateliês serão repetidos no 2º semestre, tendo assim duas edições, a primeira a funcionar durante o 1.º semestre e a segunda dura7nte o 2.º semestre. Pretende-se com a realização de duas edições, facultar aos estudantes a possibilidade de frequentarem todos os cursos.

O Ateliê de Desenvolvimento de Competências em Língua Inglesa será composto por dois cursos:
- Curso 1 – Língua Inglesa Nível Básico;
- Curso 2 – Língua Inglesa Nível Intermédio.
Os cursos deste ateliê funcionarão durante todo o ano lectivo, sendo os estudantes posteriormente informados relativamente ao respectivo número de horas de funcionamento semanal. Considerando que licenciaturas há, como a de Gestão de Empresas e a de Engenharia de Produção Industrial, das quais foram retiradas o Inglês, como unidade curricular, face a algumas condicionantes inerentes ao Processo de Bolonha, pretende-se, com o referido ateliê, repor no instituto, a possibilidade de os estudantes acederem a estas competências linguísticas. Destaque-se, a este propósito, que os estudantes que frequentem estes cursos, com sucesso, poderão realizar o exame BEC – Business English Certificate da Universidade de Cambridge.

Em Setembro, os estudantes serão informados, pelo SAC – Serviço de Aperfeiçoamento de Competências, sobre os horários de funcionamento dos cursos e respectivo prazo de inscrição. Refira-se ainda que os valores a pagar serão simbólicos, visto este ser um serviço apoiado pela Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade titular do ISVOUGA. Acresce que estes cursos serão creditados e mencionados no Suplemento ao Diploma dos estudantes.

Publicado em: 16-08-2010


Página gerada em: 2018-11-17 às 10:29:07 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt