ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

O ISVOUGA e a responsabilidade social: uma aposta reforçada em 2011-12

No âmbito da sua missão, o ISVOUGA tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma entidade educativa de referência na região em que se insere. Ciente da abrangência das suas responsabilidades, na intervenção educativa, o Instituto tem vindo a desenvolver um conjunto de acções de natureza social.
Aos seus estudantes, economicamente mais carenciados, o ISVOUGA proporciona apoios sociais, através de redução de propinas, concessão de refeições, plafond de apoio à aquisição de material de reprografia, e frequência gratuita de aulas de apoio (vitaminas e de suplementos vitamínicos).

No âmbito da sua organização interna, o Instituto tem encetado esforços no sentido de facultar a todos os seus colaboradores uma melhoria contínua das condições de trabalho e aumento do bem-estar, designadamente por via do protocolo estabelecido com o Millennium - BCP, permitindo a respectiva adesão ao seguro de saúde Médis em condições mais vantajosas. Na sua relação com a comunidade, o ISVOUGA outorgou protocolos com entidades, tais como: Rosto Solidário - Associação de Desenvolvimento Social e Humano, Mamãs e Bebés (organização parceira da Obra do Frei Gil) e USF - Terras de Santa Maria.

No âmbito do primeiro, o ISVOUGA está apostado em contribuir para a Educação e para o Desenvolvimento, e em particular para a sensibilização e diluição da discriminação de género. Na sequência deste projecto, as duas instituições promoveram um concurso de fotografia, dirigido aos estudantes do ISVOUGA, intitulado: Olhares de Género, através do qual se pretende a captação de situações que atestem a igualdade de género. Relativamente aos dois últimos, o apoio tem consistido na cedência gratuita de espaços físicos para o desenvolvimento de workshops sobre a saúde e bem-estar de mulheres grávidas e bebés.

No âmbito da dimensão social, o ISVOUGA acolheu ainda duas estagiárias da licenciatura em Educação Social do IPP - Instituto Politécnico do Porto, as quais se encontram a ultimar um conjunto de iniciativas no âmbito das Dinâmicas da Biblioteca (ISVOUGA), designadamente:
 • Acção I - conjunto de actividades que pretende incentivar práticas solidárias e promover a reflexão e discussão de temáticas da vida social;
 • Acção II - desenvolvimento de competências sociais e pessoais na comunidade académica, através de sessões de dinâmicas de grupo e workshops;
 • Acção III - esclarecimento em matéria de empregabilidade: workshop “Transição para a Vida Activa” e seminário “Desafios do Mundo do Trabalho”.
Considerando a relevância desta dimensão, o ISVOUGA perspectiva continuar a desenvolver esforços para apoiar a comunidade nas suas dimensões económica e social, bem como transmitir estes valores e forma de estar aos seus estudantes, colaboradores e sociedade em geral, assumindo-se assim como uma instituição socialmente responsável e solidária.

Publicado em: 05-04-2012


Página gerada em: 2017-06-25 às 23:37:48 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt