ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas

Foi no passado sábado, dia 15 de Abril, no âmbito da Queima das Fitas 2012, que o ISVOUGA, comemorou mais uma edição de entrega de diplomas, agora designados por cartas de curso.
A cerimónia, que teve lugar às 16.00, no auditório do ISVOUGA, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Membro do Conselho de Administração da Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade titular do ISVOUGA e de outros membros da Fundação e do Instituto, como sejam, José Leão, Teresa Leão, Pedro Sousa, docentes e funcionários, entre mais de uma centena de diplomados e respectivas famílias e amigos.

Dentro de um ambiente de considerável emoção, os diplomados foram felicitados pela perseverança associada ao diploma a entregar e reconhecida a respectiva resiliência, como capacidade demonstrada para ultrapassarem dificuldades e obstáculos e seguir em frente, e por conseguinte, enquanto característica imprescindível na sociedade actual, face à mudança e imprevisibilidade que a caracteriza.

A directora do ISVOUGA salientou ainda as iniciativas adoptadas pela instituição no sentido de reforçar o apoio, em todas as vertentes, aos estudantes, destacando porém a força de vontade destes últimos em atingir a meta perseguida, bem como o sentido de responsabilidade, a determinação e a disciplina, características pessoais estas, unanimemente reconhecidas por todos os membros da Fundação e Escola, como fundamentais para o processo de ingresso e de progresso no mercado de trabalho, por parte de cada um.

Ressaltou-se ainda, no âmbito das distintas intervenções, o estado fragilizado da economia e o elevado grau de relevância que uma atitude de pro-actividade e dedicação assumem, muito em especial no actual contexto, face ao trabalho.

"Nunca em 16 anos, falei aos diplomados em contexto económico, social e político tão difícil. Nunca em momento algum, o mercado de emprego se encontrou em tão delicada situação… Nesta fase, meus amigos, parece-me que fará todo o sentido agarrarmo-nos com mais força aos únicos recursos que nos podem valer …e que são as nossas qualificações, as nossas competências e continuar a investir nelas, procurando fazer a diferença pela conjugação de especializações e generalizações, procurando o nosso lugar, lutando por ele ou até mesmo criando-o. Lembro que no futuro, muitos trabalhos, nos parecerão aos olhos de hoje, trabalhos estranhos, pelo que há que identificar necessidades de mercado por satisfazer ou insuficientemente satisfeitas e ir determinadamente à luta", afirma a directora. Salientou-se, também, o orgulho que o ISVOUGA tem nos seus diplomados, que se destacam de todos os outros, nomeadamente, nos estágios para as suas ordens profissionais e no prosseguimento de estudos, como mestrados e doutoramentos.

Destacou-se ainda a importância de se reforçar o principal capital/recurso da sociedade: o conhecimento, através das qualificações e competências a conquistar, aconselhando-se os jovens diplomados a tentar "fazer a diferença", reforçando-se a necessidade de darem continuidade ao caminho iniciado e solicitando-se a consulta do site e redes sociais institucionais, para em cada momento, poderem fazer opções estratégicas, isto é; escolherem ofertas de ensino ou formação que lhes permitam “dar novos passos” e conquistar novos posicionamentos pessoais e profissionais.

O conjunto destas ideias foi destacado ao longo das diferentes intervenções por parte dos representantes da entidade titular, órgãos do Instituto e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que, após a chamada dos diplomados para entrega das respectivas cartas de curso, procedeu ao digno encerramento formal da cerimónia.

Publicado em: 18-04-2012


Página gerada em: 2017-08-18 às 00:33:35 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt