ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Mais uma participação do ISVOUGA na Shell Eco-Marathon

O ISVOUGA, marcou mais uma vez presença na edição da Shell Eco-marathon de 2007 que se realizou na pista de Nogaro, no Sul de França, nos passados dias 11, 12 e 13 de Maio, com um novo veículo inscrito na categoria "Urban Concept".
O desafio consistiu na realização de três tentativas de 14 voltas cada (1.62 km por volta = 22.68 km) com três paragens obrigatórias no percurso para simular as condições de condução urbana e uma velocidade média de 25 km/h.
A edição deste ano, da categoria UrbanConcept decorreu apenas numa parte do circuito, de forma a aproximar-se mais da realidade de transporte urbano, e inteiramente separada da prova dos veículos protótipos.
Dos 40 UrbanConcept inscritos (o dobro dos participantes em relação ao ano anterior) e provenientes de 12 países, apenas 20 conseguiram passar a inspecção técnica e terminar a prova o que atesta a dificuldade e exigência das mesmas.
O veículo do ISVOUGA não só conseguiu superar o rigoroso controlo técnico realizado pelos inspectores da prova, como se destacou pelo seu apelativo e aerodinâmico design, não tendo sido poupado a elogios por parte do Director-Geral da Michelin e outros responsáveis da Shell Eco-Marathon. Os media acreditados nesta edição da prova também se interessaram pelo novo design deste veículo ficando a sua passagem por Nogaro bem registada. O facto de se ter reduzido em cerca de 40kg o peso do novo carro em relação ao anterior constituiu, igualmente, uma importante etapa.
Ainda assim e não obstante o impacto do novo veículo a sua participação saiu prejudicada por um incidente técnico relacionado com a embraiagem, o qual impossibilitou que este concluísse a 3ª e última tentativa de classificação.
Segundo o responsável do projecto e docente do Curso de Engenharia da Produção, António Nicolau, o desafio para o próximo ano é adaptar o carro do ISVOUGA com uma célula de combustível de hidrogénio e tentar ser o primeiro veículo português a concluir a prova com este tipo de energia, assim como a preparação de um piloto que terá de ser aluno do ISVOUGA e pesar aproximadamente 50kg, o mínimo permitido pela organização.

Publicado em: 15-05-2007


Página gerada em: 2018-11-20 às 19:16:16 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt