ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Apesar da crise:
Um curso Superior traz melhor emprego e maior salário

A tendência crescente de desemprego não tem poupado os jovens portugueses.
Os que o conseguem, experienciam uma considerável diminuição do poder de compra, face aos que ingressaram em paridade de condições, no mercado de trabalho, há uns anos atrás.
Tais factos explicam as razões pelas quais são os jovens os que mais sentem a queda da economia.

Mas segundo um estudo de empregabilidade, um curso superior ainda é sinónimo de melhor emprego e maior salário.

Vítor Escária, co-autor do estudo e professor de economia no ISEG, explicou ao Dinheiro Vivo que… desde cedo os estudantes são confrontados com a necessidade de gerir escolhas, opções curriculares e oportunidades de adquirir experiência. Como explica, esta escolha ainda vale a pena porque os prémios por se ser licenciado continuam a existir. "A taxa de empregabilidade e a remuneração ainda podem ser vistos como grandes recompensas", refere.
A partir de dados de 2010, os analisados no estudo, o especialista aponta que o desemprego duplicou para não licenciados, fator que não se verificou para licenciados. O canudo, diz, ainda garante mais 40% de remuneração no momento de agarrar o primeiro emprego. "A qualificação continua a ser uma proteção", diz, lembrando que a taxa de empregabilidade é 6 pontos percentuais abaixo para não licenciados.

Também sobre a mesma questão, as estatísticas fornecidas pelo INE mostram que “o rendimento médio mensal de um trabalhador com formação superior foi de 1365 euros no ano passado. Um valor 1,6 vezes a média nacional entre os trabalhadores por conta de outrem e 2,1 vezes o que ganha quem se ficou pelo ensino básico (649 euros).

Publicado em: 26-02-2013


Página gerada em: 2017-08-17 às 09:01:57 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt