ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Tu…E o mercado de Trabalho

Em jeito de tertúlia, o ISVOUGA refletiu e analisou, no passado dia 28, um conjunto de questões relacionadas com o ingresso no mercado de trabalho.

Destacando-se a importância atribuída às competências transversais: sentido de responsabilidade, flexibilidade, disponibilidade e iniciativa, trocaram-se animadamente algumas impressões sobre o que fazermos para nos posicionarmos melhor relativamente a essa etapa fundamental das n/ vidas.

De entre as várias conclusões a que os dinamizadores António Cortez, Teresa Leão, Vasco Soares e público presente chegaram, relevou-se a importância de:

- se diferenciar o currículo académico, enriquecendo-o com formação em línguas ou outras formações que nos especializem em determinados domínios.

- nunca dizer que não às oportunidades de mostrarmos o n/ potencial, pois nunca se sabe o que um estágio, colaboração ou situação de voluntariado nos pode dar “de volta”…Se formos “bons” alguém pode reparar em nós e …dar-nos uma oportunidade nova e diferente.

- Ver em cada nova experiência de trabalho um investimento, no sentido em que se conhecem as organizações por dentro e nos estamos a preparar para as enfrentar, no futuro, com outra assertividade e determinação.

- Trabalhar a n/ própria personalidade, fazendo por refletir nos n/ pontos fracos e da mesma forma que reforçamos os n/ conhecimentos para virmos a ser mais competitivos, fazer um esforço/trabalhar mentalmente para assumirmos a atitude/comportamento certo perante o trabalho.

- Olhar a entrevista como um momento em que se vai transmitir uma primeira impressão do que somos, mas estar consciente que trabalhar é estar sempre à prova, pelo que a atitude confiante e enérgica do momento da entrevista é a que teremos que ter pela vida fora.

- Ser social e sociável, atuando na vida particular com disciplina, boa-vontade e perseverança. Conhecendo-se muita gente, há mais hipóteses de termos alguém que nos referencie e se formos “de confiança”, as hipóteses aumentam “n” vezes.


























Publicado em: 01-03-2013


Página gerada em: 2017-08-18 às 00:32:21 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt