ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

ISVOUGA APRESENTA CONCURSO

SABES O QUE É? Cursos & Profissões

No dia 15 de Março, o ISVOUGA esteve representado na Escola Secundária de Santa Maria da Feira a apresentar, em Auditório, o Concurso: Sabes o que é? subordinado ao tema: Cursos & Profissões, destinado a alunos do 12º ano e aberto até 19 de Abril próximo.

O referido concurso destina-se a apoiar os jovens a tomar uma decisão mais estruturada relativamente à entrada no ensino superior, pois permite-lhes conhecer o que se ensina e aprende em algumas licenciaturas e ficar mais sensibilizados para as atividades profissionais associadas a determinados cursos de licenciatura, o tipo de conhecimentos que nelas se aplica e, genericamente, o que através delas se produz/cria/desenvolve ou proporciona.

De facto, de entre a plateia de jovens presentes poucos eram os que tinham uma opinião firme sobre qual o curso que pretendiam frequentar no ensino superior e o número diminuía muitíssimo quando se lhes perguntava se sabiam se iam conseguir entrar. Do total dos alunos presentes era, todavia, considerável os que tinham um “plano B”, isto é; não conseguindo ingressar na sua 1ª. Opção, tentariam os cursos tal ou tal.

Destacou-se, quanto ao concurso, o facto de integrar quatro categorias, cada uma delas referente a uma das licenciaturas lecionadas no ISVOUGA: a) Contabilidade, b) Engenharia de Produção Industrial, c) Gestão de Empresas e d) Marketing, Publicidade e Relações Públicas e que cada concorrente deveria escolher apenas uma categoria e responder, para essa mesma categoria, a um conjunto de questões, tais como:
Sabes o que se ensina-aprende no curso de ……? Sabes o que faz um ….? Sabes que outras profissões/funções ou atividades estão os licenciados em …. Aptos a desenvolver? Gostavas de exercer uma atividade que implicasse conhecimentos em ……? Explica Porquê.

A atribuição dos prémios é realizada, por categoria, da seguinte forma: 1.º Prémio: Bolsa de estudo no ISVOUGA (oferta das propinas do último semestre de 2013/14); 2.º Prémio: bolsa de estudo no ISVOUGA (oferta das propinas do último trimestre de 2013/14); 3.º Prémio: bolsa de estudo no ISVOUGA (oferta da propina do último mês de 2013/14), podendo, assim, haver 12 premiados e Prémio Especial do Júri, oferecido ao melhor trabalho de todas as categorias, iPad com ecrã Retina de 32MB.

Antes da apresentação do concurso, propriamente dito, os alunos foram sensibilizados para a importância de continuarem os seus estudos, visto a obtenção de emprego estar muito dificultada, particularmente neste contexto de crise económica, e a opção pela interrupção do reforço de conhecimentos e competências, ser uma decisão de elevadíssimo risco, pois outros jovens continuam os seus percursos e acabam por tornar-se mais atrativos para o mercado de trabalho.

A este propósito foi feita referência a Vítor Escária, co-autor de um estudo sobre empregabilidade e professor de economia no ISEG que, com base nas conclusões obtidas, defende que “os prémios por se ser licenciado continuam a existir e que "a taxa de empregabilidade e a remuneração ainda podem ser vistos como grandes recompensas". De acordo com este investigador, o “canudo” ainda garante mais 40% de remuneração no momento de agarrar o primeiro emprego e "a qualificação continua a ser uma proteção", atendendo a que a taxa de empregabilidade é 6 pontos percentuais abaixo para não licenciados. Também sobre a mesma questão, as estatísticas fornecidas pelo INE mostram que o rendimento médio mensal de um trabalhador com formação superior foi de 1.365 euros no ano passado; um valor 1,6 vezes a média nacional entre os trabalhadores por conta de outrem e 2,1 vezes o que ganha quem se ficou pelo ensino básico (649 euros).

Por último, os alunos foram ainda sensibilizados para a circunstância de os estudantes do ensino superior particular serem também beneficiários das bolsas de estudo do Estado, referindo-se a esse propósito que, no ano letivo transato (2011/12), dos 166 candidatos do ISVOUGA às referidas bolsas, 51% receberam uma bolsa com um valor médio de 1.423,67 euros.

Publicado em: 14-03-2013


Página gerada em: 2017-06-28 às 16:41:03 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt