ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Seminário "Investigação como dinâmica do Ensino Superior"

Decorreu no passado dia 8 de Novembro, no auditório do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, um Seminário subordinado ao tema "Investigação como Dinâmica do Ensino Superior", o qual contou com uma audiência especializada de cerca de 70 pessoas.
Este seminário, iniciativa da Direcção do ISVOUGA, teve como objectivo principal a partilha de experiências de distintas Unidades de Investigação de Instituições de Ensino Superior no que respeita ao desenvolvimento de processos de investigação.
Para além daquele objectivo, o ISVOUGA pretendeu contribuir para o aprofundamento de competências investigativas pessoais e institucionais, não apenas dos seus docentes mas também de todos quantos pretendam enveredar pela docência, tendo em vista públicos-alvo variados, tais como docentes e membros de unidades de investigação do ensino superior, para além de actuais e potenciais alunos de mestrado e de doutoramento.

A sessão de trabalho foi aberta pela Profª. Doutora Maria Teresa Leão, Directora do ISVOUGA, que referiu a importância da partilha de informação, bem como a forma como o essa partilha poderá contribuir para a implementação e fomento de trabalhos conjuntos, numa instituição de ensino superior.
O primeiro painel contou com a presença do Prof. Doutor Eugénio Lucas, do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, que centrou a sua participação na apresentação do trabalho realizado nas Unidades de Investigação que coordena no IPL bem como os factores de sucesso e aspectos condicionantes da actividade de investigação.
Seguidamente a Prof. Doutora Ana Azevedo, da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sistematizou algumas das principais componentes do processo de investigação académico, referindo a importância do acesso a bases de dados e bibliografia on-line.

Na segunda parte do seminário, continuou-se a abordar a temática da investigação nomeadamente as especificidades de trabalho numa unidade de investigação.
Após o coffee-break, o Prof. Doutor Eduardo Tovar, Coordenador do IPP Hurray unit research e em representação do ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, partilhou com os presentes a experiência adquirida como coordenador de uma Unidade de Investigação de reconhecido mérito e dinamismo.
O último orador, o Prof. Doutor José Alberto Neves, da ESTF-Escola Superior de Tecnologias de Fafe, abordou os contributos da investigação para o desenvolvimento regional, sem esquecer a visão global em termos económicos, sociais e de desenvolvimento.

A moderação do seminário foi da responsabilidade do Prof. Doutor Adalberto Dias de Carvalho, representante da Fundação Terras de Santa Maria da Feira e contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, que encerrou esta iniciativa.

Publicado em: 14-11-2008


Página gerada em: 2018-11-20 às 19:14:49 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt