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Jornadas debatem a internacionalização das marcas

As II Jornadas Internacionais de Marketing, Publicidade e Relações Públicas do ISVOUGA, a 10 de maio, este ano subordinadas ao tema “Competir num mercado global” foram um espaço de partilha de boas práticas do modo como se pode comunicar uma marca global. O evento serviu ainda para o anúncio do lançamento de revista científica on-line intitulada International Journal of Marketing, Communication and New Media.

A sessão de abertura contou com a intervenção de Teresa Leão, diretora da instituição, Antonieta Lima, coordenadora da U3is, Unidade de Investigação e Internacionalização do ISVOUGA e de Ricardo Mena, coordenador do curso e responsável pela organização deste encontro.

Num formato que combinou comunicações de cunho científico com comunicações resultantes de experiências associadas a desempenhos profissionais de alto nível, a primeira ronda de intervenções destas jornadas, moderadas por Jorge Remondes, docente do ISVOUGA, contou com as participações de Cibelli Almeida (U.Minho), cuja apresentação incidiu na análise de uma pesquisa “sobre as melhores empresas para trabalhar”, destacando a importância da comunicação e da confiança no ambiente de trabalho, numa perspetiva de liderança e de liderado. De seguida, Ana Santiago, em representação da mesma instituição apresentou um estudo sobre o papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo, tendo elegido como caso de estudo a Douro Azul.Numa última abordagem, Isabel Antunes, em representação do Instituto Politécnico do Porto abordou o tema das estratégias de internacionalização de empresas subsidiárias, um tema com fortes pontos de contato com as apresentações do painel seguinte, dada a focalização sobre fatores de aproximação e de distanciamento relativamente a países com os quais as nossas empresas visem internacionalizar-se, incidindo-se neste caso em particular sobre o caso de Espanha. A apresentação da revista científica on-line precedeu o intervalo entre as sessões e foi protagonizada pelo respetivo editor, Jorge Remondes, que anunciou o call for papers, a decorrer até 25 de Outubro, e o lançamento do primeiro número em Dezembro de 2013.

Já no âmbito do 2º painel e sob a moderação de Maria do Céu Bastos, docente do ISVOUGA, Francisco Serralvo, da Universidade Católica de S. Paulo,apresentou, através de videoconferência, um breve enquadramento da evolução da economia brasileira desde meados do século XX e introduziu o caso da marca havaianas, desde o seu surgimento e associação a um produto meramente funcional, simples e conotado com um mercado de consumo, mais popular, a um produto que, uma vez reposicionado, é consumido por um mercado com considerável poder de compra. De seguida, Isabel Amaral releva a importância do protocolo enquanto ferramenta de comunicação global, ilustrando ao longo da sua apresentação situações com impactos consideráveis na qualidade das relações internacionais relativas a diversificadas culturas e identificando pontos de contacto e diferenças a ter em linha de conta com distintos países. Por último, Carlos Brito, da Faculdade de Economia do Porto, destaca factores críticos para a criação e afirmação de marcas de sucesso, destacando a interação com os clientes como forma de desenvolvimento de uma relação que muito mais do que funcional, se pretende que seja emocional, dada a lealdade que se potencia relativamente aos consumidores, por essa via.

O terceiro painel, moderado por Luís Costa, subdirector de informação da RTP, contou com as intervenções de Paulo Gonçalves, responsável de comunicação da APICCAPS, que fez o ponto da situação da estratégia de divulgação do calçado nacional no exterior, de Pedro Fernandes, diretor comercial da Renova que apresentou a evolução da empresa e explicou o modo como a marca se afirmou nos mercados internacionais, apostando na diferenciação e numa política de comunicação forte. Por último, Manuel Torres, da marca Impetus, fez uma exposição da história da marca e destacou alguns dos produtos de roupa interior que conquistaram os mercados internacionais.

As jornadas foram encerradas por José Rios, representante da Corticeira Amorim na Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade titular do ISVOUGA, o qual destacou a importância dos profissionais de Marketing na estratégia de qualquer empresa e sobretudo “numa época de grandes incertezas em que é necessário caminhar em frente.

Publicado em: 15-05-2013


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