ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Participação do ISVOUGA na 1st International Conference: Porto as a tourism destination CITY TOURISM

A diretora do ISVOUGA, na qualidade de investigadora do Cepese- Centro de Estudos População e Sociedade (unidade de investigação reconhecida pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia), apresentou uma comunicação sobre: Turismo e Ensino Superior, na 1st International Conference: Porto as a tourism destination CITY TOURISM, organizada pelo referido Centro.

O congresso realizou-se entre os dias 26 e 28 de Setembro, na biblioteca Almeida Garrett (Pavilhão Rosa Mota), tendo tido como keynote speakers: Michel J. de Blust, Jonas Larsen, entre outros especialistas, internacionalmente reconhecidos.

No âmbito da referida comunicação, Teresa Leão destaca a relevância económica e social das instituições de ensino superior para o desenvolvimento regional e das cidades, relevando o sentido estratégico dos municípios, no estabelecimento de parcerias com as mesmas, para a construção de identidades e marcas de cidade, fortes.

Além do tradicional contributo, por parte das instituições de ensino superior, para a qualificação de recursos humanos do “tecido produtivo” regional, bem como de outros ao nível de apoio a projetos das empresas e ou outros tipos de organizações (note-se, a título de exemplo, no caso do ISVOUGA, o apoio às Termas das Caldas de S. Jorge e Feira Viva), a atração crescente às cidades, por parte de jovens estrangeiros, designadamente ao abrigo do programa ERASMUS, assume-se como um novo tipo de contributo para o aumento do nível de consumos diversos e, por conseguinte, para a atividade turística.

“Quanto mais atrativas as cidades, mais estudantes se sentirão motivados a optar pelas suas instituições e todos sairão, naturalmente, beneficiados”, refere Teresa Leão. Conclui, a sua intervenção, deixando o repto aos municípios no sentido de incluírem as instituições de ensino superior como stakeholders para o desenvolvimento das suas estratégias de diferenciação e reforço de posicionamento de mercado, visto o contexto atual, entre as marcas de cidade, se poder considerar de grande competitividade. No âmbito do referido congresso, foi ainda moderadora do painel 7, subordinado ao tema: Turismo e Desenvolvimento, com as comunicações: “Contributo do turismo para o crescimento económico em Portugal e suas regiões: análise ex-post”; “A eficiência do aeroporto Francisco Sá Carneiro: Uma aplicação de DEA”; “O impacto das companhias aéreas de baixo custo do aeroporto Francisco Sá Carneiro no turismo da região norte de Portugal”.

De relevar a circunstância de o ISVOUGA ter sido a instituição responsável pela imagem do congresso, através do seu docente de design gráfico e responsável operacional pelo marketing e mobilidade internacional, Paulo Marcelo.

Publicado em: 03-10-2013


Página gerada em: 2017-05-24 às 10:42:25 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt