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Marketing de Guerrilha no ISVOUGA

Realizou-se, no passado dia 7 de Novembro, mais uma Marketing Session, a 11ª realizada no Instituto desta vez dedicada ao tema do Marketing de Guerrilha. O responsável pela organização do evento e docente, Jorge Remondes, também moderador desta iniciativa, deu o mote, introduzindo o Convidado Flávio Gart responsável pela Bazooka, empresa especializada em ações de Marketing viral e de Guerrilha.


A surpresa aconteceu quando a meio desta introdução um grupo de estudantes se “mascarou” de “soldados-caveira” fazendo com que o “guerrilheiro” brasileiro se sentisse completamente na sua zona de conforto, tendo este aderido à ação e sem qualquer complexo o próprio se tornou um “soldado” por breves instantes.



Acompanhado dos seus famosos “colegas” criativos, T-Rex e Pig Bank, o brasileiro “nascido em Chaves”, como se autobiografou, iniciou a sua apresentação com o seu conceito de marketeer: “It’s not how good you are its how hard you work”. Na sua perspetiva, o Marketing de Guerrilha é uma forma não convencional de atrair um determinado público, onde o impacto tem de ser sempre superior ao investimento realizado, sendo a acção capaz de gerar buzz (difusão de comentários), extrapolando os seus efeitos para uma escala enorme. Portanto, criar acontecimentos que marquem e sejam disseminados pelos media em forma de notícia é a principal razão desta variante do Marketing. “Imaginem a vossa marca projetada na lua, o boom que iria criar”, soltou Gart aquando do seu exemplo sobre a marca coca-cola.

Como “o marketing sem números é filosofia” Flávio Gart tratou de demonstrar três case studies nos quais participou enquanto membro da empresa Bazooka. O primeiro foi da Grupótico, marca portuguesa do ramo da oftalmologia; o segundo da Dreambooks, uma empresa produtora de álbuns digitais; e o terceiro, caso envolvendo a blip, organização da área da programação industrial e aplicações web sediada na cidade do Porto. Importante será dizer que todas estas três empresas “intervencionadas” pela Bazooka tiveram resultados muito relevantes nos objetivos estratégicos das organizações envolvidas, aumentando a exposição mediática, impulsionando a imagem e até aumentando o volume de vendas.

Se há coisa que se preze no marketing é atingir objetivos e Flávio Gart assim o fez, perante um auditório repleto com cerca de 180 participantes, entre estudantes, ex-alunos, docentes, quadros de empresas, entre outros.
















Publicado em: 12-11-2013


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