ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

2ªs JORNADAS DE ENGENHARIA DO ISVOUGA

Realizaram-se, no passado dia 6 de Maio, no ISVOUGA as suas IIª Jornadas de Engenharia.

Centradas na temática da Engenharia no Futuro de Portugal, as jornadas estiveram divididas em 2 painéis: o primeiro abordou o futuro da engenharia em Portugal e o segundo o perfil competitivo do engenheiro português.

O 1º painel foi moderado pelo coordenador da Licenciatura em Engenharia de Produção Industrial do ISVOUGA Prof. Doutor Eng. Nuno Calçada Loureiro, e teve como primeiro orador o Eng. Carlos Neves, vice-presidente da CCDR-N que apresentou o programa inovação no Norte 2020 centrado numa estratégia de especialização inteligente capaz de unir as sinergias da região norte com o intuito de gerar valor. Destacou, igualmente a relevância da indústria metalomecânica, têxtil e do calçado e a importância da colaboração entre empresas e unidades de investigação (normalmente sediadas nas instituições de ensino superior) para um melhor desenvolvimento de programas I+D+I. O Eng. Carlos Neves terminou a sua apresentação apresentando o Programa Operacional da Região Norte para os próximos anos.

Ainda no 1º painel Michael Seufert, deputado à Assembleia da República e membro da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura fez o enquadramento da evolução do ensino da engenharia em Portugal, definindo engenharia como uma atividade com um olhar transversal da sociedade. Salientou ainda que no ensino superior se deve realizar investigação de ponta sendo os agentes do ensino superior agentes de investigação de tecnologia. O deputado Michael Seufert terminou a sua intervenção reafirmando a necessidade da formação em engenharia necessitar de manter a sua formulação científica de base em particular nas áreas da Física e da Matemática.

No 2º painel, moderado pelo docente do ISVOUGA Prof. Doutor José Campos Neves, o Eng. Nuno Pedro da Sintética, Lda representante da ENI em Portugal, apresentou o projeto-piloto desta multinacional para a construção de uma refinaria verde para a produção de biogás e biodiesel de origem vegetal e que se encontra em funcionamento em Veneza. Terminou a sua apresentação descrevendo o que para a ENI é o perfil ideal de um engenheiro: aliar as competências técnicas a competências de relação interpessoal onde se destacam a fluência na língua inglesa, a gestão de equipas e de recursos e a capacidade de dialogar.

O Eng. Paulo Cruz da BP Portugal fez uma apresentação da empresa, particularmente do sector de gás, reforçando que a BP, mesmo em áreas menos técnicas possui engenheiros a trabalhar dada a capacidade de análise e de adaptação, característica transversal dos engenheiros portugueses. Terminou a sua apresentação contextualizando o papel dos engenheiros na BP Gás e enfatizando que os candidatos a trabalhar na BP Gás têm de possuir uma grande capacidade de gestão, dialogo e fluência na língua inglesa.

No final das Jornadas os cerca de 80 participantes foram unânimes a afirmar que esta iniciativa foi importante para a definição de um futuro profissional e de desenvolvimento académico pessoal, bem como para compreender como estrategicamente o País acarinha a formação na área da Engenharia e da formação técnica.










Publicado em: 07-05-2014


Página gerada em: 2017-06-25 às 23:38:57 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt