ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

ISVOUGA organiza tertúlia sobre inserção no mercado de trabalho

Realizou-se, no dia 30 de maio, no Empreende Lab do ISVOUGA a tertúlia “Terminei o curso. E agora?”, que tinha como objetivo trazer à discussão temas como a inserção no mercado de trabalho, a procura ativa de emprego, o empreendedorismo, a construção do curriculum vitae e da carta de apresentação e ainda como se preparar para uma entrevista.

A conversa foi surgindo mediante a apresentação das diversas dúvidas pelos participantes, num ambiente bastante informal. A partilha de experiências entre os vários estudantes e docentes contribuiu para esclarecer diversas questões, que conduziram à ideia de que a atitude é um fator importante para quem quer entrar no mercado de trabalho e que aliada à motivação, criatividade, empreendedorismo, persistência e sensatez poderão levar-nos à concretização do nosso objetivo final: encontrar um emprego. A opinião relativa ao Curriculum Vitae foi unânime: este é o nosso passaporte para a viagem pelo mundo laboral, logo deve ser elaborado com cuidado de modo a evidenciar todas as informações relevantes, não só académicas como profissionais e até mesmo outras experiências que possam evidenciar que somos uma mais-valia para a empresa em questão. Ficou também claro que o currículo deve ser moldado em função da empresa e do cargo a que nos candidatamos, sem exageros e com uma linguagem compreensível e correta.

A carta de apresentação, por sua vez, deve ser apelativa de forma a convencer o recrutador a agendar uma entrevista, não caindo no erro de apresentar um resumo do currículo. A carta de apresentação deve demonstrar, em poucas palavras, que somos o candidato à medida para aquela posição, mostrando que somos capazes de trazer valor acrescentado à empresa. Esta tertúlia revelou, então, que se trata de um documento bem mais importante do que à partida possa parecer, sendo necessário criatividade e originalidade na sua elaboração.

A exposição das diferentes experiências evidenciou que a procura de emprego é um processo complexo e ficarmos à espera não nos levará a lugar algum. Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro!

Publicado em: 04-06-2014


Página gerada em: 2017-08-18 às 00:32:47 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt