ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

ISVOUGA: 25 Anos dedicados às Empresas

Realizou-se no passado dia 11 de novembro um seminário subordinado ao tema: “O Setor Industrial do Entre Douro e Vouga: Que perspetivas para a próxima década? Esta iniciativa, inserida nas comemorações do 25.º aniversário do ISVOUGA, contou com a presença de duas reconhecidas figuras públicas a nível nacional: O Professor Doutor Borges Gouveia e o Dr. Manuel Castro Almeida.

A abertura esteve a cargo da diretora do ISVOUGA Prof.ª Doutora Maria Teresa Leão que aproveitou a presença de empresários para reforçar a necessidade de se apostar na formação e valorização dos recursos humanos, bem como no recrutamento de jovens diplomados como fator diferenciador e de inovação das empresas. Seguiu-se a intervenção do Professor Doutor Borges Gouveia que destacou a importância de vetores que além da inovação, competitividade e globalização devem ser tomados em linha de consideração pelas empresas, destacando: por um lado, a responsabilidade social, a ética e a filantropia e, por outro, o ambiente, a energia e a sustentabilidade, relevando a necessidade de na utilização dos recursos – cada vez mais escassos - se produzirem menos efeitos negativos ao ambiente. Na sua intervenção Borges Gouveia enfatizou ainda a importância da atenção a dar-se ao consumido; a necessidade de o ouvir e de integrar os seus contributos na cadeia de valor dos produtos e serviços. Reforçou ainda junto dos jovens a necessidade de dominarem a história, a geografia e as línguas. Na segunda intervenção, protagonizada por Dr. Manuel Castro de Almeida, destacou-se a importância da re-industrialização, assente agora em novos paradigmas e sobretudo apostada em ser mais competitiva. Ressaltou-se ainda a existência de medidas/incentivos disponíveis para o apoio às PMES (Programa Portugal 2020), aos quais já aderiram “12 020 empresas e no âmbito do qual ocorreu já a aprovação de projetos no valor de 3.500 milhões de euros, com uma taxa de aprovação de 3,4”, concluindo a sua intervenção num apelo aos jovens à adesão às medidas de apoio ao empreendedorismo.

A iniciativa foi encerrada pelo Dr. Emídio Sousa, Presidente do Município de Santa Maria da Feira, que elogiou o papel do ISVOUGA no desenvolvimento do território.



































































Publicado em: 12-11-2015


Página gerada em: 2017-05-24 às 10:45:55 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt