ISVOUGA ISVOUGA
ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Exposição VIARCO no ISVOUGA

A origem do fabrico de lápis em Portugal remonta ao ano de 1907 quando o Conselheiro Figueiredo Faria juntamente com o seu sócio o Engenheiro Francês Jules Cacheux decidem construir em Vila do Conde uma unidade industrial de fabrico de lápis designada por "Faria, Cacheux & C.ª" também conhecida como Portugália.
Em 1931 Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria e figura proeminente de S. João da Madeira, decide diversificar o ramo de actividade da Vieira Araújo & C.ª Lda, e adquire a Fábrica Portuguesa de Lápis - Portugália. A marca Viarco é assim registada em 1936.
Em 1941, quando o mercado já se encontrava consolidado, a empresa deslocalizou-se de Vila do Conde para as actuais instalações em S. João da Madeira, levando consigo todos os equipamentos e muitos funcionários que decidiram iniciar uma nova vida ao seu lado.

Actualmente a Viarco pretende recuperar o edifício, que alberga um grande espólio de arqueologia industrial, com vista à construção do futuro Museu do Lápis e diversos ateliers para jovens artistas em início de carreira.
O estabelecimento de parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade que criem dinâmicas de benefício social é outra das prioridades da empresa.

O ISVOUGA dedica esta 5.ª exposição da série "Retrospectivas" à única fábrica de lápis de Portugal que tem acompanhado, desde 1936, gerações de portugueses.

Agradecimentos: VIARCO - Indústria de Lápis, Lda.

Publicado em: 05-05-2009


Página gerada em: 2018-11-20 às 19:33:48 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2018
helpdesk@isvouga.pt