Utilização do Acrobat Reader

Formato PDF

Muitos dos documentos aqui publicados estão no formato Adobe® PDF (Portable Document Format). PDF é um formato de ficheiro criado pela Adobe que permite visualizar e imprimir um documento assegurando que este está exactamente como autor a criou, não sendo necessário ter a mesma aplicação ou tipos de letra usados para o seu desenvolvimento. É, de facto, um standard para distribuição de documentos na Internet.

Nota: Dependendo do seu tamanho, os ficheiros PDF podem demorar alguns minutos a descarregar em ligações mais lentas.

Para ler os documentos PDF, precisará de ter instalado no seu computador a aplicação gratuita Acrobat Reader. Se ainda não a tem, clique no atalho seguinte:

Depois de descarregar o Acrobat Reader do site da Adobe, siga as instruções de instalação.

Funcionalidades do Acrobat Reader

Quando executa o Acrobat Reader, pode:

  • guardar o documento no seu computador.
  • Imprimir uma parte ou todo o documento.
  • Utilizar a lupa de ampliação de forma a controlar o tamanho da imagem.
  • Usar a ferramenta "mão" para se deslocar pela janela.
  • Clicar nos ícones de documento da barra de ferramentas para ver o tamanho real, ajustar ao tamanho da janela ou à largura.
  • Deslocar-se de página para página ou para o início ou fim do documento utilizando as setas da barra de ferramentas.
  • Pesquisar palavras ou frases contidas no documento.