Liberdades de expressão, de informação e pluralismo democrático, em debate no ISVOUGA

Hoje tivemos a honra de receber Domingos de Andrade, Diretor Geral Editorial da Global Media Group e Diretor da TSF, na aula aberta da unidade curricular de Direito da Comunicação e Publicidade da Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, da responsabilidade das docentes Carla Marques Ribeiro e Susana Lamas.

Dirigindo-se de forma descontraída a uma audiência composta por estudantes e docentes, Domingos de Andrade abordou a temática da liberdade de expressão e a forma como esta se encontra intimamente ligada à liberdade de informação, com os correspondentes direitos de informar e de ser informado. Falou igualmente do acesso diversificado às fontes de informação como “alvião do jornalismo”, e o respeito pela imparcialidade e independência dos meios de comunicação social. Nas suas palavras, “só é possível a concretização da liberdade de informação se estiver garantida a liberdade de expressão”. Por outo lado, “o direito de liberdade de imprensa concorre com a liberdade do direito à reserva da intimidade da vida privada,” dualidade que requer maior rigor no exercício da profissão de jornalista.

No final da sua apresentação houve ainda oportunidade para a troca de impressões com a audiência e para a resposta a algumas questões levantadas pelos estudantes.

Sobre o ISVOUGA

Instituto Superior de Entre Douro e Vouga

Fazemos parte da história
ISVOUGA 30 anos

Mensagem da Diretora

O ISVOUGA continua a ser diferenciador, nomeadamente devido à estabilidade do corpo docente e respetivos resultados ao nível de desempenho.

Adelina Portela
Diretora ISVOUGA