O equilíbrio entre os resultados e o bem-estar

Reinaldo Sousa Santos foi o orador da aula aberta do dia 6 de dezembro que decorreu no auditório do ISVOUGA.

A sessão, intitulada Ser feliz no trabalho: As pessoas e a gestão das pessoas, começou com a explicação do conceito de felicidade e abordou a importância de, em contexto laboral, alinhar resultados e expetativas. Para Reinaldo Sousa Santos “as expetativas mudaram muito” e dentro de uma organização “não são iguais para todos”. Numa linguagem clara, este profissional, com mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos, abordou alguns aspetos fundamentais na gestão de pessoas tendo em vista dois efeitos: o desempenho e o bem-estar. “As necessidades das pessoas estão em permanente ajustamento” contou o palestrante para quem “a felicidade autêntica alia a emoção, o envolvimento e o significado, ter uma vida com sentido”, uma vez que “estar bem no trabalho implica ter prazer e realização”.

Perante uma plateia de mais de cinco dezenas de alunos e profissionais da região de Entre Douro e Vouga, este especialista em lidar com pessoas, falou ao longo de 2 horas de felicidade, bem-estar, confiança, respeito, liderança, empatia, equidade, resiliência e ambiente positivo.

O também professor universitário lembrou ainda que: “O sucesso é consequência da felicidade. Não é o sucesso que traz a felicidade. Ela não vem das coisas para as pessoas”. E o clima organizacional, mas acima de tudo, o reconhecimento são aspetos valorizados por qualquer elemento de uma equipa. Recorrendo a metáforas, Reinaldo Sousa Santos explicou que as pessoas não são como uma árvore “em que se dá quatro pancadas para esta tombar”, as pessoas, e em especial as equipas, “são como exércitos”, portanto, vão apresentar resistência e vão tomar atitudes de defesa, consoante a forma como são tratadas.

Reinaldo Sousa Santos alertou ainda para o perigo da obsessão da retenção de talento, esta deve basear-se no bem-estar, na existência de um trabalho com propósito, autonomia e experiência de relacionamento. Pois, no entender deste profissional: “pior do que as pessoas que se demitem e saem são as pessoas que se demitem e ficam”, advertindo para o efeito prejudicial que a falta de motivação tem no funcionamento e produtividade das organizações.

O tema da aula aberta alia a vasta experiência do orador ao conhecimento adquirido no âmbito do doutoramento em Ciências Empresariais, onde desenvolveu uma tese subordinada ao tema do bem-estar no trabalho. “A boa decisão envolve a organização e o desempenho com as pessoas e o seu bem-estar e se estas duas dimensões não encontram ponto de equilíbrio não temos uma relação estável”.

Esta aula aberta foi promovida no âmbito da unidade curricular de Relações Públicas, da licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas e envolveu alunos e docentes deste curso na preparação da iniciativa que atraiu também o interesse de alunos de Gestão de Empresas, Contabilidade e ainda de alguns profissionais de empresas do distrito de Aveiro.

Sobre o ISVOUGA

Instituto Superior de Entre Douro e Vouga

Fazemos parte da história
ISVOUGA 30 anos

Mensagem da Diretora

O ISVOUGA continua a ser diferenciador, nomeadamente devido à estabilidade do corpo docente e respetivos resultados ao nível de desempenho.

Adelina Portela
Diretora ISVOUGA