ISVOUGA ISVOUGA
   ISVOUGA Licenciaturas Bolsas de Estudo Emprego Contactos
Opções Gerais
   
 
  Caixa de Sugestões  
 
  Enews  
 
  Erasmus +  
 
  Bolsa de Emprego Online  
 
 Você está em:  Início  >  Notícias

Gestão e Desenvolvimento de Carreiras no ISVOUGA

No dia 4 de outubro, no âmbito do mestrado em Gestão de Empresas, o ISVOUGA promoveu, pelas 19.00, no seu Auditório, um workshop sobre Gestão e Desenvolvimento de Carreira .O workshop foi dinamizado por António Vieira: Docente Universitário, Formador, Consultor e responsável, em particular, pela unidade curricular de Desenvolvimento Organizacional do mestrado do ISVOUGA.

Em primeiro lugar, António Vieira relevou a importância de impulsionarmos a rutura com rotinas que nos impelem a nada mudar no sentido de concretizarmos necessidades ou ambições: gerirmos os recursos de que dispomos e obter outros que nos possam fazer concretizar os objetivos preconizados. Destacou a importância da formação profissional e académica como caminhos a eleger para o reposicionamento dos indivíduos num mercado de trabalho fortemente competitivo.

De entre as principais ideias abordadas, António Vieira relevou a importância de nos considerarmos individualmente “um produto” que “para ser vendido” precisa de ser alvo de um plano. A importância de individualmente nos conhecermos bem: sabermos o que queremos fazer e onde; a relevância de cada um identificar, em si próprio, aquilo que pode constituir, para a organização (ões) a que nos candidatemos para trabalhar, um fator de diferenciação, um acréscimo de valor (em que é que eu sou bom?). Referiu, a esse propósito, a importância de se conhecer tanto quanto possível a realidade da(s) mesma(s) e de se não desperdiçar caminhos o mais próximos possíveis (alguém conhecido que trabalhe na(s) organização(ões) em causa) dos decisores-chave em matéria de recrutamento.

O momento da entrevista foi outro dos pontos considerados neste workshop e a este propósito António Vieira lembrou as questões habitualmente colocadas, destacando a: “fale-me de si” e “porque é que considera que o devemos contratar? “questões que obviamente pressupõem o diagnóstico pessoal e a identificação de um match entre o que temos individualmente a oferecer e as necessidade de desenvolvimento/crescimento de cada organização a que nos candidatemos. Em síntese, ao esforço de diagnóstico pessoal , impõem-se as etapas de: exploração de carreiras possíveis, a definição de objetivos e de um plano, o desenvolvimento de competências a que se segue uma nova avaliação e fase de diagnóstico pessoal, num processo que não é seguramente fácil, nem rápido e relativamente ao qual não devemos hesitar pedir ajuda, caso precisemos.

A sessão, que contou com a participação ativa de estudantes, ex-alunos, docentes e público em geral e que terminou por volta das 22.30, foi mais uma iniciativa de apoio ao processo de integração e progressão profissional, por parte do ISVOUGA, à sua comunidade académica, bem como de sensibilização para a importância da prossecução de estudos para o efeito.














































Publicado em: 06-10-2017


Página gerada em: 2017-10-20 às 00:48:55 © COPYRIGHT ISVOUGA - 2006-2010
helpdesk@isvouga.pt